Quarta-feira, 19 de Maio de 2010

 

 

num antigo convento, construído no século XVI, no início da « Rua de Elite », que sempre foi a Rua de Santa Maria, por iniciativa de um cónego da Colegiada de Guimarães, em honra de Santa Clara, essa companheira na Caridade do Santo de Assis?

Nesse edifício, onde funcionara já o Liceu, e onde agora está instalada a Câmara Municipal.

 

Por essa altura, a  paz, que agora associo aos claustros, só podia sentir-se quando estávamos nas salas de aula, porque nos momentos de recreio, o silêncio, que lhes é próprio, esse dava lugar à algaraviada dos bandos de rapazes e raparigas, de dez e onze anos, que éramos então

 

 

 

Alguns anos mais tarde haveria de lá voltar, quando, a estudar já no Liceu, e em horário pós-aulas, com a Professora de História, e alguns colegas, estudava documentos guardados no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, na altura ainda a funcionar na Capela do Convento.


tags:

publicado por Cristina Ribeiro às 19:26
bela "escola".
Daniel João Santos a 19 de Maio de 2010 às 21:35

O Daniel nem imagina o que eu gostei de lá andar; só guardo uma má memória -quando a professora de ginástica abusou do poder, humilhando-me.

Que privilégio, Cristina, um liceu assim! :-)
Luísa Correia a 20 de Maio de 2010 às 11:59

Um arquivo dos postais que vou deixando no Estado Sentido, mas também um sítio onde escrever outras coisas minhas..Sem Sitemeter, porque pretende ser apenas um Diário, um registo de pequenas memórias...
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
14

16
18
20

28



links
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO