Terça-feira, 20 de Abril de 2010

                                                                                                 

 

 

Nunca me conformei com perdermos a que fora dos meus avós maternos, onde viveu a minha madrinha, a tia Micas. Belas tardes lá passei em criança, ou quando lia Camilo! "

 

É por aqui, pelas casas que amou na sua Vila do Conde natal, e para onde voltará, depois de andanças muitas, que o levariam ao Porto, Coimbra e Portalegre que, em mais um dia de chuva, aceito o convite para viajar com um escritor nortenho; desta feita é José Régio quem me guia os passos, ele que em tempo assim, do mesmo modo,  se " enterra na cadeira de lona, ouvindo em redor a monotonia da chuva " deixando que o  seu espírito flutue " ao sabor do que ia lendo ".

 

Mas Vila do Conde seria para o escritor um mundo muito maior do que as casas, de onde partia para outros lugares vividos, como o café e o club, até chegar à praia e ao mar que, aliado ao sol , ao rio e ao céu , o " impede de cair na negrura " que nele " sobe ", quando confessa nas « Páginas do Diário Íntimo » viver na " intimidade do Mar e dalguns livros queridos ", esse Mar onde vê " o resumo da Natureza ".

             Até que a necessidade de ganhar a vida o faz rumar, começava o ano de 1929, ao Sul, a Portalegre, aonde vai leccionar no Liceu Mouzinho da Silveira, depois de o ter feito, provisoriamente, no Porto.

Só em 1962 voltará, definitivamente, pois que a ela regressava sempre que podia, à terra que tanto o inspirou.



publicado por Cristina Ribeiro às 19:59
Muito interessante o texto, muito interessante a idéia do blog, destas "pequenas memórias".
J. Sepulveda a 18 de Novembro de 2010 às 13:40

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um arquivo dos postais que vou deixando no Estado Sentido, mas também um sítio onde escrever outras coisas minhas..Sem Sitemeter, porque pretende ser apenas um Diário, um registo de pequenas memórias...
mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
22
23
24

25
28
29
30


links
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO