Terça-feira, 03 de Março de 2015

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

image.jpg

" Longe do bulício do mundo, num isolamento profundo e silencioso, a aldeia parece adormecida no aconchego de um vale da formosa serra da Mourela, entre os penhascosos relevos do Gerês e do Barroso. Modesta e recatada, não há decerto povoação mais castiça, onde tudo é expressão de uma vida simples. Na intimidade do seu viver, duma fraterna comunidade, não ganhou raízes por estes sítios a erva ruim da Inveja, ou a raça daninha do Egoismo. Todos os seus vizinhos convivem em suave harmonia, como se constituíssem uma única família. ( ... ) Terra de humildes agricultorers e de robustos pegureiros, repartem seu labor entre os prados e a serra. ( ... ) A pouca distância da povoação, num impressivo recanto, subsistem as ruínas de um modesto Convento Beneditino, cuja fundação parece datar do séc. XII. " Esta a « Impressão » que, estava-se nos inicios dos anos sessenta do século passado, a aldeia de Pitões das Júnias, e as suas gentes, deixaram em Marques da Cunha. Não era a primeira vez que visitava a aldeia, ou o mosteiro, e nessa descrição do jornalista pude ver que por lá o demónio do " progresso " - como actualmente é por quase todos entendido - se tem mantido afastado: de uma das vezes, era fim de Abril e a serra estava coberta de grossa camada de neve, foi ocasião de conviver de perto com a população, quando, numa fuga ao frio, entrei numa casa onde me tinham dito podia comer queijo e presunto. Foi à roda de uma fogueira que eu e os meus amigos travámos deliciosa e aconchegante convera com os « vizinhos » de que fala aquele companheiro de andanças de Sant'Anna Dionísio.



publicado por Cristina Ribeiro às 17:36
A sensibilidade dos seus 'post' son un motivo máis para adorar ao benquerido e fermoso Tras-os-Montes. Xosé (Ourense,GZ)
Xosé a 16 de Abril de 2016 às 16:00

Muchissimas gracias, Xosé :)

Um arquivo dos postais que vou deixando no Estado Sentido, mas também um sítio onde escrever outras coisas minhas..Sem Sitemeter, porque pretende ser apenas um Diário, um registo de pequenas memórias...
mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


links
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO