Sábado, 12 de Outubro de 2013
" Todos os anos, em meados de Setembro, no remoto Douro Superior de Portugal, pode ouvir-se o som de cantares festivos que ecoam suavemente sobre o rio Douro à noitinha. É tempo de vindimas na Quinta do Vesúvio e a voz do capataz pode ser ouvida dentro da adega, incitando os pisadores enquanto fazem o corte. Repetindo um ritual anual que atravessou gerações, a pisa das uvas acabadas de vindimar não é feita por máquinas mas sim pelos pés de homens e mulheres em tanques de pedra, abertos, chamados lagares. O dia foi longo e o grupo de pisadores passou o dia nas vinhas a vindimar as uvas à mão. Este é o motivo porque cantam, incentivando-se mutuamente para continuar a pisar as uvas frequentemente até altas horas da noite "
Artigo sobre a Quinta do Vesúvio – revista "World of Fine Wine", citado no sítio desta  quinta.

Chegáramos ao concelho de Vila Nova de Foz Côa. O mapa que nos orientava dizia-nos que à nossa frente estava a freguesia de Numão, de  que tinha lido referências abonatórias o bastante para uma visita. A fome era grande já, mas não podíamos deixar de a visitar, embora não tão demoradamente como depois vimos ela merecer; para uma próxima vez?...

Quando procurávamos o afamado castelo de Numão, uma placa a desviar-nos da rota: « Quinta do Vesúvio »... Que reminiscências estas simples palavras: D. Antónia Ferreira, o Barão de Forrester... - uma quinta quase lendária, a primeira que nos vem à memória quando falamos em " Douro ". O estômago teria de esperar um bocado mais!

Mas se valeu a pena!...

Ao espírito de quem vê tamanha beleza natural fluem as palavras do visconde de Vila Maior: «Imaginem, se puderem, uma vinha contendo entre os seus muros sete montes e trinta vales!»



publicado por Cristina Ribeiro às 13:06
Um arquivo dos postais que vou deixando no Estado Sentido, mas também um sítio onde escrever outras coisas minhas..Sem Sitemeter, porque pretende ser apenas um Diário, um registo de pequenas memórias...
mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
19

20
23
24
25
26

27
30
31


links
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO